Crônicas,  Reflexões

À minha querida mãezinha.

“Ela é a dona de tudo, ela é a rainha do lar. Ela vale mais para mim que o céu, que a terra e o mar….”

 

Mãe, eu não me lembro mais do chinelo na mão, nem tão pouco do avental todo sujo de ovo, mas trago muito viva em minha memória a lembrança do seu cuidado e atenção para comigo. Um menino franzino e com uma anemia crônica que, ao menos uma vez por ano, lhe obrigava a me acompanhar ao médico para mais uma multidão de remédios, além de uma nova carga de injeções. Realmente minha saúde era sua maior preocupação. Ficava me observando subir a rua a caminho da escola. Somente voltava aos seus afazeres quando eu dobrava o morro com você me seguindo de longe com os olhos.

Sempre pensei que nunca poderia retribuir tamanho cuidado e dedicação. E foi assim mesmo! Na primeira oportunidade que tive, tratei logo de formar minha própria família, passando a ser visita em sua casa. “A vida é assim, afinal não criamos filhos para nós mesmos e não esperamos retribuição nenhuma”, foi o que você sempre disse. Hoje você se ressente e chora quando qualquer um dos filhos demora muito para lhe visitar. Que saudades da batata frita de sabor inigualável e único. Pois é, minha mãe, o tempo passou, os filhos cresceram e o ninho ficou vazio, mas você não perdeu a alegria. Seu sorriso fácil é contagiante demais, ninguém fica triste perto de você. Com suas frases marcantes: “se eu não posso ser não sei o quê, não sei o que lá também não quero ser”, você segue feliz e cheia de vontade de viver. É a única pessoa que eu conheço que consegue cantarolar a música do batman “ta na na na na….” e terminar com um “Superman!!!”. O que é mais bacana de tudo isso é que você ri de si mesma e não se importa que se divirtam com as pérolas da D.Adélia.

Apesar do tempo passar, de chegarem as dores e as armadilhas da velhice, de sua enorme preocupação em ficar doente e dar trabalho, você sempre diz sorrindo que “a vida é dura, o mundo é triste e injusto, mas que você não tem nenhuma vontade de deixar essa vida”. Que assim seja, minha mãe. Que você continue sorrindo e amando viver como ninguém mais.

Te amo, mamãe.

Feliz aniversário!

Deixe uma resposta